Candidatos ao Conselho Deliberativo da ANABB:

ADEMIR

101

Ademir dos Santos, nascido em Assaí (PR), Bacharel em Administração. Trabalhou no BB nas agências de General Salgado (SP), Jales (SP), Santa Fé do Sul (SP, Guiratinga (MT), SUPER-MT – Cuiabá, Bom Jesus de Goiás (GO), Rio Verde (GO). É membro Fundador do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde e membro Fundador do Observatório de Rio Verde.

TONINHO

107

Antônio Carlos Porto Silveira, funcionário do BB de 1972 a 1998, tendo participado de vários cursos de formação oferecidos pelo DESED e desempenhado múltiplas funções, caiex, ajudante-de-serviço, chefe-de -serviço, gerente de expediente, gerente de controle e interinamente, gerente adjunto e gerente de agência, o que nos proporcionou conhecimento e experiência notadamente nas áreas de administração e rural.Sempre que oportuno participamos na defesa das entidades de interesse dos associados, PREVI, CASSI e ANABB.

ANDRETTA

110

Antônio Roberto Andretta, Advogado, pós=Dir.Civil, grad.Contabilidade, Comiss. desde 1º ano de Banco,Castro e Telêmaco Borba-PR, Av.Paulista e CESEC-SP,CESEC Curitiba. GER.GERAL em S.Miguel Tapuio-PI, Pitanga e Palmas-PR, Sta Felicidade e Mal. Deodoro em Curitiba onde se aposentou. Delegado e Pres.Cons.Fiscal 4 mandatos na COOPERFORTE. Trabalhou em Tabelionato, Construção Civil, Indústria metal-mecânica, Imobiliária, Contabilidade, Grupo Financeiro-S.Paulo. Cooperativista, militou na área. Imersão em Controladoria e Finanças. Membro do Conselho Gestor do MSU

GUERRINHA

112

Arnaldo Fernandes de Menezes (ARNALDO/GUERRINHA/ARNALDO TIMBAÚBA), Posse BB Agência de Breves-PA, depois Garanhuns-PE, Cinelândia Rio-RJ, DESED Brasília-DF, DECON-Deptº de Contabilidade, COGER (Encarregado, Chefe de Setor e Coordenador de Equipe na CEDEP e Divisão de Tributos). Em 1991 nomeado auditor na AUDIT-DF e aposentou em set/1997 Auditor Sênior.  Cursos Técnico em Contabilidade e Superior de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é Presidente da AFABB-DF desde junho/2014 e Diretor de Relações c/Associações Filiadas na FAABB – Federação da Associações de Aposentados do BB.

FLESCH

118

Carlos Emílio FLESCH-RS, Apos. Diretor Assistencial (FAABB), CF. Paranapanema e AFABBDF, Bel. Admin e MBA Gestão Empresarial pela FGV/Ohio University, Pós em: Finanças, Adm. Hospitalar, Gestão em Saúde e Autogestão. Extensão PDD Dom Cabral. Atuei no RS, BA, MG, DF. Conselheiro de Administração Certificado (IBGC). Atuei em vários cargos de governança dentro e fora do BB: Dir. na Cassi, Executivo COAUD(BB) e Dir. Adm. Finan. Riscos no SICOOB. Desejo renovação na ANABB, recuperação da Cassi e estabilidade na Previ. Experiência na ANABB para ajudar CASSI/PREVI.

EZEQUIEL

137

Ezequiel Meneguele
• Bacharel em Ciências Contábeis com MBA em Gestão Empresarial;
• Gerente (aposentado) de Mariluz e Altônia (PR);
• Representante sindical;
• Na vida social, sou voluntário administrativo de uma entidade religiosa há 40 anos e contador da AABB de Cianorte (PR) por alguns anos;
• Docente na UNIPAR – Universidade Paranaense ministrando aulas presenciais e EAD para os cursos de Contábeis, Administração, Finanças e Processos Gerenciais;
• Consultor Empresarial em Finanças e Contabilidade Gerencial.

BONETTI

148

Geraldo Bonetti, posse no BB em 18.04.1966, na Agência de Paranaíba (MS). Trabalhei ainda nas agências de Rio Claro, Rio das Pedras, Cerquilho e Tietê (onde me aposentei em 04.09.1995), estas na Estado de São Paulo. Exerci os cargos Comissionados de Auxiliar de Cadastro, Auxiliar de Supervisão, Supervisor, Gerente de Suporte e Gerente de Atendimento. Licenciado em Ciências pela UNESP – Rio Claro. Trabalhos voluntários: Lar dos velhinhos, clube de campo, CONSEG, na cidade de Rio das Pedras – SP.

BISCALQUINI

151

Hamilton Omar BISCALQUINI. Aposentado desde 1996, casado, advogado, especialista em administração estratégica e pós-graduado em administração financeira. Ex-administrador de agências nos estados de PI, MS e MG. Inspetor/Auditor e Gerente de Auditoria, junto à INGER/AUDIT, de 1983 até 1996. Ex-conselheiro fiscal titular das empresas: COELBA, ARACUZ CELULOSE e FRAS LE e suplente na CPFL-ENERGIA. Atualmente Membro do Conselho gestor do MSU, do qual participa há vários anos.

ILMA

155

Ilma Peres, carioca, apartidária. Licenciada em Letras; Pós-Graduada em Marketing
(UFRJ), Direito Previdenciário (UERJ) e Previdência Complementar Fechada (AVM). Presidiu o Fundo Pensão ANABBPrev (12-16). Administradora certificada pelo ICSS. Foram 20 anos no BB, em agências, CACEX, GEBAN e Distribuição (DF). Aposentada em 2000. À convite, em 01/2001 atuei por 12 anos na BB-Seguros. Conselheira Fiscal do Sindapp, Abrapp e ICSS, atuando em Comissões; Conselheira ANABB (12-16) e AAFBB. Membro da AFA-BH.

ÍTALO

159

Italo Lazzarotto Junior, Gerente de Divisão na Diretoria de Controles Internos e Compliance, gerenciou as regionais de SP, MG, RS e a Unidade de Ouvidoria Externa-BB em Brasília-DF. Na PREVI foi conselheiro eleito, e atuou como coordenador do Conselho Consultivo do Previ Futuro, e concorreu ao cargo de Diretor de Administração em 2014 e 2018 com o Grupo Mais União. Na ANABB, foi representante PÓS-98, e coordenou o Grupo Temático de Previdência. Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil, Trabalhista e Tributária.

ABITANTE

169

Luis Carlos Abitante, nome de guerra “Abitante” ingressei no BB em 1977, gaúcho, de Porto Alegre. Sempre “na estrada”. Laborei em 16 agências de 5 Estados: 10 agências no RS, 2 no AM, 2 no PA, 1 em RR e 1 em SP; na época era a chamada “Faculdade do Mato”, ou seja, estava onde o Banco precisava de mim; Fui Caixa, Gerex e Geren; aposentei Gerex; hoje advogado em São Paulo. Fui representante de agência da ANABB e de AABBs. Apoio também o MSU desde o início.

MACILENE

173

Macilene Rodrigues de Oliveira, aposentado após 32,5 de BB. Exerceu diversas funções e encerrou a carreira como Gerente de Agência. Foi presidente da AABB-Piracanjuba, Vice-Presidente da AABB-Goiânia e atuou na construção da ANABB. Sempre participou de iniciativas em defesa do funcionalismo e de atividades assistenciais, tendo exercido a Presidência de Lions Clube. Bacharel em Direito, MBA Altos Executivos e MBA Marketing. Atualmente coordena o Conselho Gestor do Movimento Semente da UNIÃO (MSU) e reside em Goiânia(GO).

MANOEL

175

Manoel de Souza Costa, Brasília-DF. Gerente Geral de Agências de 1996 a 2007 e Gerente de Divisão na Diretoria do Banco de 2007 a 2015. Aprovado na primeira turma do Programa de Identificação de Executivos do BB. Educador da UNIBB desde 1995. Administrador com MBA em: Formação Geral para Altos Executivos, Marketing e Gestão de Pessoas. Colaborador da Fundação BB na área de Educação Financeira. Palestrante, mediador judicial, educador financeiro e alfabetizador voluntário de adultos.

NELIO

182

Nelio Henriques Lima, advogado, pós graduado em direito societário pela FGV Rio. Exerceu as funções de Superintendente Executivo de Governo no Banco do Brasil, Diretor de Administração e de Participações na Previ, Conselheiro Deliberativo na Previ e Diretor Executivo na BBDTVM até 2009, quando aposentou. Atualmente ocupa cargo de Conselheiro de Administração Independente na Marcopolo. Experiente em governança corporativa, tendo participação ativa em conselhos de empresas nos últimos 20 anos.

NELSON LINS

183

Nelson Lins de Almeida Junior, posse no Banco, em 04/01/1983, na agência Mossoró-RN, e aposentadoria, em 20/05/2013, no cargo de Gerente Geral de agência em Recife-PE, tendo atuado em 12 anos como Administrador. Trabalhou nos Estados do RN, PA e PE em várias funções e unidades, agências, CESEC, URC e Superintendências. Formação: Bacharel em Direito com aprovação na OAB; MBA para Altos Executivos USP-FIA. Atualmente é Vice Presidente Patrimonial AABB Recife e atuação Voluntária na Ouvidoria da AACD Recife.

RAIMUNDO

190

RAIMUNDO PESSOA NETO, aposentado desde 02.05.1999, participante do MSU há vários anos, membro do seu Conselho Gestor, reside em Londrina Pr. Trabalhou em: Moreira Salles Pr., Bela Vista do Paraíso Pr., Recife Pe., Ubiratã Pr., Nova Cantu Pr., Terra boa Pr., Tatui Sp, SUPER Sorocaba Sp; Arapongas Pr., Andirá Pr., SUPER Londrina Pr., nos cargos de: Auxiliar de Cadastro, CAIEX, Assistente de Supervisão, Supervisor do SETOP, Supervisor de TESOU, Gerex, Gerae, Gerente de NUREC, Gerente Geral. Atualmente é advogado formado em 2002 na Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, praticando advocacia Civil e Trabalhista.

SANTINA

197

Santina Sbardella é advogada formada pela Fundação Universidade de Passo Fundo (Rio Grande do Sul). Assumiu no Banco do Brasil S/A na Agência Três Passos/RS. Ao longo da sua carreira, também trabalhou nas Agências: Marau/RS, Passo Fundo/RS, Metropolitana Leblon/RJ, Copacabana/RJ e Presidente Antônio Carlos/RJ. De Posto Efetivo, passou a Caixa Executivo e, posteriormente, a Gerente de Expediente, cargo em que se aposentou. Após aposentadoria no BB, atuou como advogada por cinco anos no Escritório Silva Neto Advogados, no Rio de Janeiro.

TASSO

204

Tasso de Moraes Rego Filho, 73 anos, piauiense, residente em Florianópolis-SC, casado, aposentado, pós-graduado em Administração de Empresas. No Banco exerceu várias comissões( Chefe de Setor, Perito de Balanço, , Secretário de Gabinete,Coordenador de Equipe, Gerente Geral e Superintendente Estadual Adjunto). Participa e/ou participou de diversas entidades de interesse dos funcionários Sindicato dos Bancários, BBTur, Cooperforte, ANABB(Cons. Deliberativo e Diretor Estadual), AFFABB. AAPREVI.

Conselho fiscal ANABB:

TUNINHO

301

Antonio Jose de Figueiredo Ferreira, Cursou Eng. Mecanica – Produção (UERJ) e Direito (UFRJ) – MBA AUDITORIA – USP/FIPECAFI E MBA FINANÇAS E DIREITO SOCIETARIO – FGV-RJ. No BB trabalhou na Ag. MEiER (RJ), CESEC RIO/NPD, CEDIP RIO/SUPRO. AUDIT LIBERO BADARÓ (SP), AUDIT SENADOR DANTAS(RJ). Na PREVI foi Auditor Chefe de 1996 a 2007. Foi coordenador no Comitê de Auditoria e Comitê de Controladoria – Vale de 2003 a 2008 e conselheiro Fiscal – Vale de 2008 a 2011
Perito Judicial – TJ-RJ e Consultor autônomo Finanças e Auditoria

JAIR PAUTASSO

309

Jair Pautasso Nunes, aposentado, casado, administrador, brasileiro, de Porto Alegre RS, Colaborador na CASSI como Gerente de Divisão; Consultor Independente com experiências no exterior; posse no Banco do Brasil, em 02.01.1976, exercendo diversos cargos comissionados no RS, SP e DF. Formação: MBA em Gestão Empresarial das Faculdades Integradas Anglo-Americano/RJ; Bacharel em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi/SP; Especialização: Auditor Líder ISO – por IRCA e Fundação Vanzolini.

MARTA

314

Marta Maria Coutinho Carneiro de Saboya, posse no BB: 29.06.1979 , aposentada desde 29.06.2009. Exerci cargos comissionados, no BB e na DTVM. Participei de implantações como: DTVM e DIMEC. Coordenei e fiz parte da formatação do SEMINÁRIO CORPORATE. Pós graduada: MBA GESTÃO EMPRESARIAL (UERJ/CEFET), e no MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (FGV RJ). Além de cursos e treinamentos ministrados pelo DESED. Possuo e exerci Licenciatura Plena em Contabilidade e Administração (LICEU RJ). Graduada em ADM / Escola de Economia (FGV RJ). No BB, representei a ANABB, por muitos anos. Encerrei minha carreira bancária após trinta anos, exercendo como ASSESSORA PLENA DE INVESTIMENTOS, na Diretoria de Mercado de Capitais – DIMEC RJ. Espero poder colaborar com a GOVERNANÇA da ANABB, no CF.

ADDEVICO

317

Paulo Roberto Addevico, natural do RS, 60 anos, aposentado, atual presidente da AABB Canoas-RS, formado em Ciências Contábeis (UFRGS), Gestão de TI (Unisinos), MBA em Finanças Internacionais (USP), pós-graduado em marketing (Cândido Mendes). Exerci diversos cargos no BB, dentre os quais gerente de administração no pilar atacado e gerente de divisão na Diretoria de Agronegócios. Concorro ao Conselho Fiscal da ANABB, acreditando na união e dedicação em prol dos funcionários do Banco do Brasil.

Diretoria regional ANABB:

Amazonas 4:

ABRAHÃO

505

Abrahao Gomes de Medeiros, posse em 02/2005, atuei na Agência Carauari, Manaus, Adrianópolis, Gecoi Amazônia II e atualmente como Gerente de Relacionamento no Escritório Exclusivo Manaus. Pós-Graduação/MBA Executiva em Gestão de Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFMT. Já atuou como Representante em Dependência.

Distrito Federal 11:

OSMAR

522

Osmar Jose Fumagali, formado em contabilidade e Administração de empresas, ingressou no BB em 1966, em Sarandi RS, aposentou em 1996 como chefe de Divisão na COGER, Brasília DF, filiado a AFABB e associado da AABB Brasília, onde é presidente do Conselho Deliberativo.

FAUSTO

519

FAUSTO DE LIMA PEIXOTO, aposentado, trabalhou na COGER por 32 anos, Ex Presidente da AABB Brasília por 04 mandatos, Bacharel em Direito.

Distrito Federal 12:

PAULO EDUARDO

525

Paulo Eduardo Mendes de Lima, posse no BB, em 1965. Aposentadoria, em 1995. Trabalhou 19 anos em agências ( Timbaúba(PE) e Avenida Dantas Barreto(PE). Em 1978, transferiu-se para Direção Geral, tendo trabalhado no Departamemto de Treinamento (DESED) Contadoria Geral(COGER), Coordenadoria de Orçamento e PlanejamentoCONOR) e Consultoria Técnica da Presidência (COTEC). Graduado em Ciências Econômicas pela UFPE. Após aposentadoria, trabalhou no Ministério de Planejamento da Presidência da República. Graduado em Ciências Econômicas pela UFPE. Ocupa voluntariamente cargo de Vice Presidente do Conselho Deliberativo da AABB-DF e Diretor Financeiro da AFABB-DF.

Distrito Federal 14:

ROMÃO

532

Andre Vieira Romão, formado na FAFIT Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupa(SP) e no IZIP Instituto de Zootecnia e Indústrias Pecuarias de Pirassununga(SP) Da USP. Posse no BB em Lucélia(SP) em 1966. Inaugurou a agência de Fátima do Sul(MS) em 1977. Foi supervisor em Goianésia(GO),
Chefe de Setor no SEACO Setor de Acompanhamento e Controle Contábil da COGER Contadoria Geral(DF). Aposentou-se em 13.2.1996

Empresário no ramo de Cachaçaria(Empório da Cachaça da 314 Norte e 405 Sul) a partir de 1967, já aposentado.

EUDÓCIA

536

Eudócia Bomfim Lopes, candidata a Diretoria Regional DF. Bacharel em Ciência da Educação pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/IESB DF; MBA Marketing/UFRJ-COPEADD RJ; Pós graduada em Educação Aplicada no Contexto das Organizações/IESB DF e Docência Superior/FGV DF. Tomou posse no BB em Manaus/AM, em 1975. Exerceu diversas comissões no AM, RO e DF. Desenvolveu e implementou programas e serviços para o Mercado de Varejo e Microempresa, na Diretoria de Varejo Brasília/DF, onde aposentou em 2003. Prestou serviço na UnB, BRB, Embrapa, Anvisa e Anatel. Atuou 9 anos no Ministério da Integração Nacional como Analista Jr. Especialista Nivel 1, Assessora Técnica e Chefe de Gabinete. Compôs o Conselho Fiscal da COOPERFORTE, em duas gestões. Atualmente, ocupa a Diretoria Social na AFABB-DF Brasília.

Distrito Federal 15:

XISTO

539

Lourenço Carlos Xisto, natural de Curitiba-PR, formado em Normal Superior na Uninter – Curitiba-PR. Trabalhei no BB por mais de 30 anos, em várias Agências, onde exerci diversos cargos: Gerex, Gecon, e Gestão de Agência. Atualmente sou o Diretor de Esportes dos Aposentados da AABB Brasilia, onde venho atuando na área de esportes, com os aposentados e demais segmentos esportivos. Tenho experiência em conduzir e realizar eventos esportivos patrocinados pela Fenabb – Cinfaabb e Cerrado. Busco seu apoio para que eu possa
repassar minhas experiências aos Associados da Anabb.

PARÁ 28:

MARYALBA

562

Maryalba de Nazare Monteiro Oliveira, 32 anos no BB, aposentada em 2015, como gerente geral agência nível 1 capital; educadora UNIBB. Formação acadêmica: Administração de Empresas (UFPA); mestrado e doutorado em Educação (Uniamericas); MBA altos executivos (FGV) e DRS (UFMT). Cursando Formação de Educadores Sociais (UNIPOP).Atualmente, presidente AFABB Pará e Coordenadora do Conselho de Usuários da CASSI Pará.

PIAUI 36:

SELENA

578

Selena Mara Passos Lacerda, graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Comunicação Organizacional pela Universidade de São Paulo – USP. Comissionada na Super-PI e na Direção Geral em Brasília. Atuação como assessora sênior/máster na área socioambiental do BB com foco na sustentabilidade econômica, social e ambiental do Banco. Educadora Unibb em Gestão de Desempenho, Oficina de Educadores Sociais, dentre outros. Atualmente aposentada e com residência em Teresina-PI.

RIO DE JANEIRO 40:

MARIO MAGALHÃES

586

Mario Magalhaes de Sousa, Atual ANABB/Diretor-RJ40: foco no associativismo. No BB, 32 anos: Agências (Gerência Média e Gerente Geral) e Sede (assessoria/serviços técnicos/auditoria de agências, órgãos de gestão, cooperativas e PREVI). Aposentado, foi assessor na PREVI (reforma auditoria interna), consultor na FINEP (aporte tecnologia) e Conselheiro Fiscal de S/A. Participa do Conselho Usuários da CASSI-RJ e da administração da AABB-RIO. GRADUAÇÃO: Economia; PÓS: Finanças Corporativas, Estatística e Engenharia Econômica.

SÃO PAULO 56:

DAISY

608

Daisy F. Saccomandi, ingressou no Banco do Brasil em 03/06/1971, na Ag. Centro-SP. Posteriormente trabalhou na ag. Tucuruvi. Sua aposentadoria foi em março/1995, como gerente adjunto na Ag. Cons. Moreira de Barros-SP. Cursou técnico de contabilidade. Desde o inicio da aposentadoria, dedicou-se ao trabalho voluntário em instituições sociais, depois em favor da nossa comunidade BB como coordenadora de mais de 20 grupos de colegas-BB em redes sociais, informando sobre CASSI/PREVI. Membro do Conselho Gestor do MSU.

SÃO PAULO 53:

BORTOLOTI

625

Jaime Bortoloti, Licenciado em Ciências – FAC.FIL.CIE., LETRAS-USP/MARILIA-SP. MAGISTÉRIO SECUNDÁRIO EM POMPÉIA-SP, MARILIA-SP, MARACAJU-MS. Posse BB: 1972- AG. MARACAJU-MS. A seguir: AG. LUCÉLIA-SP, CESEC ITARARÉ-SP, onde se aposenta, na CHEFIA. Instrutor DESED (ADF – RELAÇÕES INTERPESSOAIS). Adição na PREVI/CARIM-RJ. PALESTRANTE, CRONISTA(BLOG), LIVRO PUBLICADO. Promotor e crítico de reuniões PREVI/CASSI, visando soluções corporativas. NA ANABB DESDE A FUNDAÇÃO.

O movimento a um clique de você!
Siga o Movimento Semente da União nas redes sociais